2 Comentários
Avatar de User
Avatar de Sarah Gonçalves

Compartilhando aqui que sinto o mesmo, a mesma culpa em gastar. Mesmo agora, que nos últimos 6 meses, tenho ganhado mais que o dobro que ganhava antes, ainda coloco qualquer coisa que preciso no carrinho da Amazon e deixo la até eu ter certeza que preciso. Mesmo que isso signifique inclusive empurrar com a barriga o que preciso fazer de verdade porque falta aquela ferramenta. É como se eu tivesse que reaprender (mas não muito, senão vai que a situação muda e eu preciso ter que contar moedas pra ir no mercado de novo). Até um passado não tão distante assim eu, literalmente, saia com um punhado de moedas na mão pra ir no mercado. Qualidade e preço, centavos que contam muito. 5 minutos pra decidir que pão levo. Odiava ir no mercado, sofria. "Só o essencial" - o mantra que mantinha enquanto rodava procurando por algo.

Expand full comment
Avatar de Vivianne Lopes

Pois é, não é ruim ter cuidado com o consumo e as finanças, pensar se precisa mesmo e tal, mas é horrível quando esse cuidade vem do medo, da sensação de insegurança. Porque aí a gente tem a grana até e fica passando perrengue porque tem dó de gastar.

E olha que a gente não tá entre as pessoas mais pobres do mundo, mas essa experiência de escassez, deixa a gente meio traumatizada e acho que também vem da forma como a gente vive no capitalismo. Se vem uma crise, o que é possível, a gente pode perder tudo. É bem complicado lidar com isso, achar um meio termo e conseguir aproveitar o que o dinheiro oferece para ser uma vida mais tranquila.

Eu amo ir ao mercado, mas nos últimos anos, a experiência também se tornou cansativa porque não posso comprar tudo o que quero/preciso e tenho que ficar olhando preço e calculando, afinal tá tudo muito caro. Saio de lá frustrada e me sentindo meio lixo por trabalhar tanto e não poder bancar tudo o que tenho vontade.

Expand full comment